Animação de loading

Fundação ADFP desiste da concretização perante incumprimento da autarquia

Falta de colaboração da Câmara Municipal quanto ao CETIS, Centro de Estudos do Trabalho

A Fundação ADFP, num ofício enviado ao presidente da autarquia, Miguel Baptista, no qual recorda o protocolo assinado com a Câmara Municipal e a UGT Coimbra em agosto de 2013 quanto ao Centro de Estudos de Trabalho e Intervenção Social (CETIS), anuncia a intenção de desistir da sua concretização.

O motivo é que nesse protocolo a Câmara comprometeu-se a ceder instalações para o funcionamento do CETIS, o que até agora não aconteceu apesar de ter decorrido um ano e meio. Em maio de 2014 a ADFP insistiu com a câmara para ceder as instalações mas não teve resposta positiva.

Este novo ofício a Fundação revela que “não desconhecemos que elementos do gabinete do Senhor Presidente mostraram oposição e descontentamento perante dirigentes da central sindical, pelo facto de haver esta colaboração entre Fundação, UGT e autarquia”.

No ofício lamenta-se, perante tais factos, que o Concelho perca esta oportunidade de ser líder no âmbito dos estudos sociais e promoção do emprego através da colaboração entre a instituição mirandense e a UGT Coimbra.

A Fundação recorda que tem mantido o CETIS a funcionar e enumera algumas realizações, como formação para desempregados, estudos sobre natalidade, seminário em Coimbra no ISCAC, promoção de estudos sobre integração de pessoas com deficiência, emigração ilegal e refugiados.

Perante o alheamento e incumprimento da Câmara Municipal, a Fundação sente não dever continuar a investir neste projeto, lamentando que a autarquia não tenha percebido que o CETIS poderia desempenhar um papel estratégico na criação de emprego, combate ao desemprego e desenvolvimento socioeconómico do concelho de Miranda.

Mesmo sem o apoio da autarquia a Fundação vai manter atividades de investigação tentando concretizar novos projetos inovadores na área social e laboral. Recorda-se que já em Janeiro a fundação obteve mais um primeiro prêmio nacional. O CETIS é liderado por uma doutoranda na área da sociologia do direito.

Comentários