Animação de loading

Fundação ADFP aderiu a uma iniciativa mundial de consciencialização sobre o autismo

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo foi assinalado de “cor azul”, em todo o mundo, no passado dia 2 de Abril, com iniciativas que se estendem durante o mês de abril.

A Fundação ADFP apoia na sua estrutura alguns utentes autistas, nomeadamente em valências de educação e formação, especialmente entre crianças e jovens. A instituição é sensível à problemática e encontra soluções de apoio a estes utentes e família nas valências sociais e de emprego.


O Gabinete de Inserção Profissional Inclusivo, é uma resposta às necessidades permanentes das pessoas com deficiência e incapacidade ao nível da integração no emprego, e é neste sentido que liderou algumas iniciativas que pretendem sensibilizar para a problemática, chamando à atenção das necessidades destes indivíduos, mas também potencialidades.


O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal, comportamento restrito e repetitivo. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento num ritmo normal e depois regridem. O autismo é altamente hereditário, mas a causa inclui tanto fatores ambientais quanto predisposição genética.
No dia 26 de abril, ainda no rescaldo das comemorações da Liberdade, juntaram-se no Templo Ecuménico Universalista, numa iniciativa simbólica, cerca de 80 pessoas.

Ao grupo de colaboradores, utentes do CAO (Centro de Apoio Ocupacional) e Formação Profissional, juntaram-se visitantes e alunos do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, num “smile” gigante à luz de um meio-dia solar num local carregado de espiritualidade, e que apela à tolerância e respeito pela diferença.


Hoje, dia 27, a sessão é liderada pela colaboradora Rita Correia, cuja experiência pessoal a dotou de ferramentas para poder falar na primeira pessoa de “Como lidar com as várias vertentes do autismo – um facilitador de bem-estar e desenvolvimento”. A ação decorrerá pelas 14:30, na sede da Fundação ADFP.


As iniciativas foram organizadas pelo Gabinete de Inserção Profissional Inclusivo e soba a chancela do Clube UNESCO Trivium, que opera no âmbito de atividades do Parque Biológico da Serra da Lousã, Espaço da Mente e Templo Ecuménico Universalista.

Tags
Comentários