Animação de loading

Família Kalidás Barreto no Museu da Chanfana: Grupo festejou aniversário de octogenária no Restaurante Museu da Chanfana e no Parque Biológico da Serra da Lousã

Família e amigos de octogenária festejaram aniversário com almoço, visita ao parque e equitação

Restaurante Museu da Chanfana foi palco de mais uma comemoração de aniversário, desta vez de forma memorável.


No dia 27 de Fevereiro, Domingo, D. Maria Otília Costa Barreto, acompanhada pelo marido Kalidás Barreto, filhos, genros, noras e netos, celebrou os seus 80 anos com um almoço domingueiro agradável.
 

Kalidás Barreto foi um oposicionista á ditadura de Salazar e foi um dos mais mediáticos sindicalistas portugueses na década de setenta, no período do antes e depois do 25 de Abril.
 

Esta família, oriunda de Castanheira de Pêra, acrescentou à refeição um belo passeio pelo Parque Biológico da Serra da Lousã, aventurando-se posteriormente a uma voltinha de cavalo.
 

Neste dia soalheiro, o passeio permitiu aos 24 participantes, entre crianças e adultos, conhecer um pouco da fauna e flora portuguesas, nomeadamente javalis, veados, muflões, gamos, raposas, aves de rapina, labirinto de árvores de fruto, animais domésticos como várias raças de vacas, ovelhas, cabras e aves, engenhos de rega ancestrais e, ainda, conhecer de perto as artes das oficinas de olaria, vime e tecelagem.
Tratou-se de um dia diferente, complementado por toda uma variedade de experiências enriquecedoras e gratificantes.


Com o aproximar da Primavera e dos dias mais soalheiros e amenos, regressam as visitas escolares. Já no próximo dia 4 de Março, o Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro de Coimbra fará um programa completo no parque para cerca de 100 alunos com visita guiada, alimentação dos animais, tiro com arco e jogos tradicionais.


Estas experiências escolares, verdadeiras quebras de rotina enriquecedoras, têm já outros dias marcados tal como para a Escola Básica Dr. Abranches Ferrão de Seia, com 60 alunos, no dia 14 de Março, o Jardim-escola João de Deus de Leiria, com 103 crianças, nos dias 15 e 17 de Março, a EB 2,3 D. Dinis de Leiria com 164 alunos, no dia 18 de Março, entre muitas outras.
 

Todas estas marcações têm como complemento actividades lúdicas e educativas como alimentação de animais, jogos tradicionais, oficinas de artesanato (trabalho com o barro, o vime e os teares), jogos de equipa, iniciação à equitação, tiro com arco, zarabatana, entre muitas outras.
 

O Parque Biológico da Serra da Lousã integra a Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional), instituição privada de solidariedade social, com 23 anos de existência, que aposta na integração e desenvolvimento da pessoa com deficiência física, motora e/ou mental e que vê no ambiente e na ecologia temas capazes de conquistar resultados terapêuticos.

Comentários