Trovisco
04 May 2019 | Educação e Formação, Ambiente
O Parque Biológico da Serra da Lousã elege a planta Trovisco como espécie do mês de Maio. Esta espécie – Daphne gnidium – expressa-se cada vez menos no nosso território devido aos incêndios e à desflorestação mas ainda é possível encontra-la na orla dos bosques e junto a cursos de água.
Apresenta-se como um arbusto de 1,5 metros, com folhas sempre verdes e floração a partir de Junho, com flores muito perfumadas. É conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias, laxante e inseticidas mas sendo uma planta altamente tóxica é desaconselhada a sua ingestão.
O trovisco é uma planta com registos desde a idade média, onde era utilizada como infusão para disfarçar cabelos brancos mas também utilizada na arte da pesca, através “entroviscada” – uma mistura de trovisco com outros ingredientes – que era lançada à água no local onde abundava o peixe.
Várias são as histórias e mitos sobre esta planta, sendo a mais antiga a lenda que lhe dá o nome científico: Daphne era uma ninfa por quem Apolo se apaixonou mas de quem ela queria fugir. Assim, em busca de refúgio pediu a Zeus que a transformasse num arbusto.
Venha percorrer os caminhos do Parque Biológico e descubra onde se escondem os nossos exemplares!
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: