Parque Biológico da Serra da Lousã ainda nas comemorações do Dia Internacional dos Museus
09 June 2016
No dia 27 de maio, pelas 20H00, o Espaço da Mente abre as suas portas para uma visita noturna, seguida de jantar no Restaurante Museu da Chanfana. Posteriormente irá decorrer uma Tertúlia, sob o tema “Traços do Ecumenismo em Miranda do Corvo: dos vestígios do passado à atualidade do Templo Ecuménico Universalista”, liderada por Sónia Filipe, arqueóloga da Reitoria da Universidade de Coimbra e responsável do Clube UNESCO de Aveiro.
A Fundação ADFP iniciou em 2015 a construção do primeiro Templo Ecuménico da Europa, localizado em Miranda do Corvo. Curiosamente, já em 2016, o Papa Francisco defendeu o diálogo interreliogioso como sendo importante para a promoção da Paz. Mais recentemente, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, depois da tomada de posse, participa numa cerimónia ecuménica, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de entendimento entre religiões e culturas, numa época em que o terrorismo é um dos temas centrais ao nível internacional.
O Templo Ecuménico Universalista colocará Miranda do Corvo no mapa da promoção dos valores humanos e civilizacionais promovendo o diálogo entre religiões e culturas, como forma de cultivar a paz.
Miranda do Corvo tem evidências na sua história, anteriores à nacionalidade, da coexistência pacífica entre cristão e muçulmano, reforçando assim a iniciativa de um Templo aberto a todas as religiões em Miranda.
A participação na Tertúlia implica a inscrição prévia através do e-mail nancyrodrigues@adfp.pt .
Sobre o Espaço da Mente e o TRIVIUM:
Em 2015, a Fundação ADFP inaugurou o Espaço da Mente, um ecomuseu etnográfico que homenageia a necessidade de liberdade do Homem, que, enquanto espécie, difere das outras pela capacidade de materializar o pensamento. A liberdade permitiu ao Homem evoluir e capacitar-se de ferramentas que permitiram a sua adaptação ao meio. A primeira evocada é a liberdade de amar e a última, de alma. Neste percurso apresentam-se as liberdades mais comuns: liberdade política, de pensamento, de imprensa, de religião, entre outras.
Criou o conceito filosófico Trivium, e que dá nome a um Clube UNESCO desenvolvido entre a organização e a Comissão Nacional da UNESCO, e que integra o Parque Biológico da Serra da Lousã, o Espaço da Mente e o futuro Templo Ecuménico Universalista. O Trivium é dedicado à liberdade, igualdade e fraternidade: o Parque Biológico representa o corpo e a igualdade do Homem perante todos os seres vivos; o Espaço da Mente, o desenvolvimento da mente e a liberdade de pensar; o Templo Ecuménico representa o espírito e a fraternidade, independentemente da fé de cada um.
A construção de um Templo ecuménico universalista constitui a demonstração desta atitude da ADFP na promoção de uma sociedade mais humanista assente nos valores que transformaram a Europa num melhor local para se viver. Salientamos que o projeto Parque Biológico da Serra da Lousã / Templo Universalista, foi escolhido em 2014, para representar Portugal no Prémio Internacional da UNESCO MADANJEE SINNGH para a promoção da tolerância e não-violência.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: