10 October 2024 | Social, Saúde, Cultura, Desporto, Eventos, Fundação ADFP
A Fundação ADFP dinamizou, integrado no vasto programa de comemorações da Semana da Saúde Mental, um torneio de futebol inclusivo, com a participação de mais de 80 pessoas portadores de deficiência ou doença mental.
Devido as condições climatéricas o torneio foi realizado no Pavilhão Casa do Povo de Miranda do Corvo, parceira incontornável da instituição e que gentilmente acedeu em apoiar a iniciativa
Nesta 1ª edição do “DIVERSIDADE CUP”, contámos com a participação dos colegas e amigos do Solar das Chãs que, segundo a responsável que acompanhou a equipa: “Foi um dia maravilhoso para todos os utentes! Muito obrigado pela oportunidade, eles estão muito felizes!”
Na logística e colaboração do torneio, participaram também os jovens do Projeto Europeu "MYSTIC", no qual está inserida a FADFP. No final, tanto os jovens do projeto como os técnicos da instituição, deram também "uns toques na bola".
Fausto Lourenço, natural de Miranda do Corvo, ex-futebolista profissional e internacional português pelas mais seleções jovens e atual membro da equipa técnica da Associação Académica de Coimbra/OAF, aceitou o desafio de apadrinhar o torneio e de marcar presença no evento, tendo referido também que “Este torneio é um exemplo de como o futebol pode ter um papel muito importante na vida destas pessoas. A felicidade nos seus rostos diz tudo!”.
Hugo Vaz, Diretor Técnico da Residência Respeito da FADFP, e um dos organizadores do evento, salienta que este evento “Está alinhado com os princípios bases da nossa intervenção, criar memórias positivas, promover a felicidade e o bem-estar, e isso foi mais amplamente atingido, estamos muito orgulhosos e felizes!”.
A Coordenadora da Área da Saúde Mental, Patrícia Fernandes remata “A inclusão pelo desporto e o convívio venceram este torneio marcado por um ambiente caloroso dos atletas e claques. Além desta iniciativa, a Fundação ADFP tem apostado no desporto adaptado em várias modalidades como o atletismo, natação e futsal impulsionadas pelo professor de Educação Física Francisco Silva”.
A instituição mirandense assume-se assim como a mais eclética e inclusiva organização do Terceiro Setor, e espera anualmente poder tornar este evento um marco das comemorações desta semana dedicada, em especial, à saúde mental.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: