Animação de loading

Dia do Moinho

No Parque Biológico da Serra da Lousã

Datam do século X, as primeiras referências conhecidas a moinhos, e, em Portugal foi instituído a 7 de Abril o dia Nacional dos Moinhos. O Parque Biológico da Serra da Lousã convida todos a visitar neste dia o seu moinho de vento e de água.

No caso dos moinhos de vento, são constituídos por uma estrutura de braços de madeira e respetivas velas, que captam e convertem a energia proveniente do vento, energia eólica, para outro tipo de energia, apropriada às funções para a qual é desejado. A maioria dos moinhos portugueses, têm uma forma particular: são de menor dimensão que os existentes no norte da Europa, geralmente compostos por uma estrutura cilíndrica em pedra, com cúpula cónica de madeira e um número variável de velas de pano.

No caso dos moinhos de água, também conhecidos por azenhas, são mecanismos que aproveitam a energia cinética proveniente do movimento da água permitindo a moagem de grãos, rega de grandes arrozais e, alguns permitem gerar electricidade.

Quando se deu a revolução industrial, estes moinhos caíram em desuso e hoje e dia, a energia eólica é aproveitada e armazenada através das eólicas que vemos pelas serras do nosso país.

Comentários