Magusto no Parque Biológico da Serra da Lousã
19 November 2014
O Parque Biológico da Serra da Lousã, localizado em Miranda do Corvo, organiza na próxima sexta-feira, dia 14 de Novembro pelas 16h, um magusto.
Neste magusto será promovido o convívio entre colaboradores, técnicos e utentes da Fundação ADFP, trabalhadores do Parque, tal como estará aberto à participação dos visitantes do PBSL.
Propriedade da Fundação ADFP, IPSS sem fins lucrativos, o Parque pretende, para além da preservação das espécies portuguesas, plantas e animais, dar continuidade à missão da entidade gestora, apostando na integração de pessoas, dando ocupação e emprego a pessoas portadoras de deficiência, doença mental e desempregados de longa duração.
O Dia de São Martinho é uma das celebrações que marcam o Outono, e que acontece há séculos, quando em pleno Outono o tempo melhora e o aparece o sol, durante alguns dias naquele que é vulgarmente conhecido como o Verão de S. Martinho.
A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, a caminho da sua terra natal, debaixo de frio intenso, encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. É crença popular que isso se deveu à recompensa divina por Martinho ter sido bom para o mendigo.
Reza a tradição do Dia de São Martinho assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do Verão anterior, mas há também na nossa região quem prefira a jeropiga. Aliás, um dos provérbios alusivos à efeméride diz mesmo que Dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho.
Mais informações: 239 538 444 / parquebiologicoserradalousa@adfp.pt
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: