Tiveram início as comemorações do Dia da Mulher
21 March 2016
O Clube da Mulher de Miranda do Corvo, secção autónoma da Fundação ADFP, iniciou as comemorações do Dia da Mulher, com uma tertúlia com cocktail, sob o tema “Os papéis da mulher na sociedade”, no Hotel Parque Serra da Lousã, dia 4 de Março.
Esta tertúlia, patrocinada pelo Licor Beirão, que teve como moderadora a professora Graça Fachada, contou com dois oradores, Carlos Marta, licenciado em História e História de Arte, e pós-graduação em Ciências documentais, e Isabel Borges, educadora, com mestrado em Educação de Infância e Mestrado em Educação especial e Psicologia.
Carlos Marta abordou a questão do papel da mulher ao longo da história, em especial a condição da mulher portuguesa de meados do séc. XIX aos nossos dias e da luta contínua pela defesa dos seus direitos.
Já Isabel Borges deu o próprio exemplo, enquanto mulher, educadora, estudante, mãe e dona de casa dos vários papéis que consegue congregar e depois fez uma dinâmica de grupo, com pequenas frases, clichés, e estatísticas, cartões que distribuiu pela plateia de 6 dezenas de mulheres, com quem depois interagiu provocando o debate.
No dia 8, Dia da Mulher, pelas 21h30 há uma sessão de cinema com o filme “Virados do Avesso” no cinema da vila e, finalmente, no dia 17, pelas 18h00, há Conversas Improváveis no Hotel Parque.
O Clube da Mulher procura estar atento às problemáticas específicas das pessoas do sexo feminino e está interessado em motivar a participação das mulheres na nossa sociedade.
Está subjacente ao Clube uma filosofia intergeracional, estando este aberto a todas as mulheres da comunidade, de todas as idades, independentemente do seu estrato social, habilitações literárias ou interesses, sendo o seu objetivo formar um grupo heterogéneo e dinâmico.
A ideia da sua constituição ocorreu em 1998, tendo, desde essa altura, dinamizado regularmente diversas atividades com as mulheres, iniciativas estas que se estendem ao longo do ano.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: