Animação de loading

Certificação de cinco colaboradoras em Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade

Fundação ADFP em parceria com o Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte; Certificação de cinco colaboradoras em Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade

No âmbito da parceria entre a Fundação ADFP, em Miranda do Corvo, e o Centro Qualifica do Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte decorre desde março a Formação Qualificada na área de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade. Esta formação interna culminou com uma prova de Qualificação, tendo as colaboradoras sido aprovadas com distinção.

Esta prova de Qualificação decorreu nas instalações da Fundação ADFP, onde cinco colaboradoras, após terem passado por um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, foram sujeitas a júri, tendo em conta o seu nível de experiência profissional a trabalhar com crianças. Como membros do júri, estiveram presentes dois formadores externos com experiência na área em questão e formação do referencial visado, um formador que integrou o processo, um representante de uma entidade empregadora, a Santa Casa da Misericórdia da Lousã, e um representante do sindicato União Geral dos Trabalhadores.

 

As cinco colaboradoras que ficaram certificadas com sucesso foram  Helena Dias,  Esmeralda Lourenço, Laura Branco, Idalina Quatorze e Fátima Almeida;

 

A “Qualificação na área de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade” para estas colaboradoras atribui-lhes novas perspetivas/técnicas de trabalho importantes para o seu dia-a-dia na instituição.

 

Estas ações são uma mais-valia, não só para cada colaborador, mas também para a Fundação ADFP, passando a contar com colaboradores mais capazes e devidamente certificados.

 

Descobrimos talentos e valorizamos aptidões em pessoas!!!

 

Fundação ADFP reconhecida como Marca Inclusiva

Recordamos que em julho, a Fundação ADFP foi notificada, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, de que preenche todos os requisitos para ser considerada uma entidade empregadora inclusiva.

Para a atribuição deste estatuto contribuíram os números da Fundação ADFP, nomeadamente na empregabilidade, e em especial em grupos com desvantagem e que habitualmente não têm lugar no mercado de trabalho regular.

Salientamos que muitos destes colaboradores especiais são chefes e diretores de serviços, desempenhando funções ao mais alto nível da hierarquia. Alguns licenciados (contabilista, economista, gestor, psicólogos, etc.); outros, vítimas de acidente, foram reabilitados na instituição e, após formação profissional, interna, assumiram a liderança de importantes serviços na organização.

Toda a área financeira (contabilidade, gestão de projetos, aquisições e economato) é assumida por colaboradores com desvantagens.

Em 2015 publicámos o livro “Os Nossos Campeões”, com a biografia de 24 colaboradores exemplares que representam o que há de melhor na cultura inclusiva e integradora da ADFP.

 

 

Colaboradores | os números da Fundação ADFP

Colaboradores

Em 2017 a Fundação conta com um total de 826 colaboradores.

 

343 trabalhadores, 15 estagiários e 33 contrato emprego-inserção

66  prestadores de serviço

69 formandos em formação profissional

89 utentes em núcleo de atividades ocupacionais e fórum Sócio-Ocupacional para pessoas com deficiência ou doença mental

76 voluntários recebendo prémio de bolso para pequenas despesas

135 voluntários em regime total de gratuitidade

39% dos colaboradores têm deficiência/doença crónica

18% são do quadro, alguns a desempenhar funções de topo na Contabilidade, Gestão, Serviço de Pessoal, Economato, Secretariado…