Espécie do mês de Junho no Parque Biológico da Serra da Lousã
02 June 2019 | Turismo com Propósito Social, Ambiente
Para apresentar ao público a nova raça de caprinos, o Parque Biológico da Serra da Lousã, elege como espécie do mês a Cabra de raça Serpentina.
A raça Serpetina é uma raça quase extinta em território nacional. Atualmente, encontra-se praticamente circunscrita ao sul de Portugal e, o Parque Biológico apresenta agora um casal deste espécime com o intuito de preservar a raça e ajudar no aumento do seu efetivo. De acordo com a Associação Portuguesa de Criadores da Raça Serpentina, existirão cerca de 4000 fêmeas e 200 machos reprodutores.
Inicialmente foi denominada como Espanhola ou Castelhana mas após se ter fixado junto à fronteira, passou a ser conhecida como Raiana. Hoje em dia, predomina na Serra de Serpa razão pela qual é conhecida como Serpentina.
Fisicamente é um animal com uma pelagem, expressão e atitude muito característica. A pelagem é uniforme, curta e de fundo branco. No dorso apresenta um listão preto que alonga até à zona da cauda. A testa e o focinho são igualmente pretos bem como o ventre e a extremidade dos membros. A presença de barba verifica-se nos dois sexos, sendo no bode mais acentuada. Apresenta uma expressão curiosa e atenta sendo uma raça muito traquina! O Parque Biológico convida todos a virem conhecer esta e outras espécies existentes na fauna autóctone do nosso país, numa visita no seio da Natureza, em Miranda do Corvo.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: