Animação de loading

Brama dos veados

Durante os últimos meses, as hastes (estruturas de natureza óssea) do veado do Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, estiveram a crescer e agora atingiram o seu tamanho máximo. Neste período de tempo, as hastes encontraram-se cobertas por uma epiderme de veludo que as protegeu e irrigou durante o crescimento. Chegando ao tamanho máximo (que cresce uma bifurcação a mais por cada ano que passa) este veludo seca e parte óssea fica exposta. Durante o mês de Setembro e Outubro, decorre a época de acasalamento nesta espécie, também conhecida por época da brama!

Esta época advém o nome dos penetrantes bramidos que os veados machos emitem durante dia e noite, que servem para afastar e ameaçar outros machos competidores mas também para darem a conhecer a sua presença às fêmea que habitam o seu território.

Quando dois machos se encontram e ambos se querem exibir, podem ocorrer lutas entre eles, utilizando as hastes e emitindo bramidos.

No Parque Biológico, o nosso exuberante macho já tem o seu harém, no entanto, é frequente ouvirem-se os bramidos entre ele e os machos mais jovens. Venha visitar-nos durante o mês de Outubro e observe estes comportamentos! É uma oportunidade única, não perca!