
Representante do Comité Paralímpico da Guiné Bissau visitou Fundação ADFP
05 September 2016
O representante do Comité Paralímpico da Guiné-Bissau, Dr. Miguel Sampaio, acompanhado pelo presidente da Casa da Guiné-Bissau no Porto, Nilson Silva, visitaram a Fundação ADFP, devido à participação do seu atleta paralímpico, César Cardoso, residente na instituição mirandense, dia 9 de Agosto.
César Cardoso, que em princípio vai participar nas provas dos 100m e 200m de atletismo, tem tido apoio técnico ao nível do treino com vista à sua participação e é um dos guineenses que estão a residir e receber formação profissional na Fundação ADFP.
A receção à comitiva da Guiné-Bissau esteve a cargo do Eng. Rui Ramos, membro do Conselho de Administração da Fundação, do prof. de Educação Física, Francisco Silva e do psicólogo Hugo Vaz.
A delegação guineense pôde verificar também a perfeita integração dos restantes guineenses residentes na Fundação, os quais recebem formação profissional teórica e pratica.
Os responsáveis guineenses enalteceram o apoio dado quer ao nível desportivo, no caso particular do atleta, mas fundamentalmente na ótica da integração e da aquisição de conhecimentos deste grupo em particular, na contribuição de uma Guiné-Bissau mais desenvolvida e dinâmica. Procuraram-se ainda novas ideias de colaboração e estreitamento de relações entre a ADFP e estas duas entidades.
Após a visita, o Dr. Miguel Sampaio endereçou aos anfitriões um e-mail de agradecimento:
“Antes de mais gostaria de agradecer à Fundação ADFP pela amabilidade concedida ao CPGB e a Casa da Guiné do Porto, de poder visitar as instalações da Fundação.
Para mim foi uma honra ter a responsabilidade de visitar e entregar o Cartão Pré-Válido para os Jogos Paralimpico do Rio 2016, ao nosso atleta Cesar Cardoso e poder constatar da situação dos estudantes da UNDEMOV (Associação de Deficientes da Guiné Bissau) na Fundação ADFP.
Convidei o Presidente da Casa da Guine do Porto, Nilson Silva para estar presente pois tem sido uma pessoa que nos tem ajudado em algumas questões do CPGB.
Acima de tudo, este e-mail é uma forma humilde da minha parte de agradecer toda a ajuda e apoio que a Fundação ADFP tem feito pela Guiné-Bissau e em especial aos Deficientes.
O Movimento Paralímpico Guineense agradece a Fundação ADFP pela possibilidade de poder implementar a sua Missão de promover, valorizar e reconhecer a excelência desportiva assim como fomentar a inclusão”.
A cooperação com a Guiné por parte da ADFP tem como sonho criar condições que estas pessoas com deficiência possam, após a formação, regressar ao seu país criando estruturas produtivas que garantam trabalho a vítimas de exclusão e contribuam para o desenvolvimento local.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: