Animação de loading

Apanha da azeitona

no Parque Biológico da serra da Lousã

Um grupo de utentes do Centro de Actividades Ocupacionais e do Fórum Sócio Ocupacional da Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, participou na apanha da azeitona no Parque Biológico da Serra da Lousã, nos dias 7 e 8 de Novembro.


Trata-se de uma acção da Formação Profissional da instituição mirandense, integrada no curso de jardinagem com dupla certificação (acresce a equivalência ao 9º ano de escolaridade), com a duração de dois anos.


Foram apanhados 200 quilos de azeitona, com os quais se produzirá e engarrafará azeite a ser depois consumido na FADFP.


Esta actividade, supervisionada por monitores responsáveis pelo acompanhamento dos utentes, teve como principal finalidade dar a conhecer aos participantes uma das mais tradicionais actividades agrícolas do concelho.


O CAO é uma valência da Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, residentes preferencialmente no Concelho de Miranda do Corvo, portadoras de deficiência clinicamente comprovada, impeditiva do exercício de uma actividade produtiva no conceito economicista do termo.


Ao longo do ano transacto, cerca de 62 pessoas portadoras de deficiência mental, de paralisia cerebral, de doença mental, de doenças degenerativas e outras doenças do foro ortopédico ou neurológico frequentaram o C.A.O. da Fundação ADFP.


No C.A.O. desenvolvem-se quer actividades estritamente ocupacionais, que proporcionam basicamente o bem-estar e o lazer e fomentam a criatividade e a expressão artística, quer actividades ocupacionais socialmente úteis.


As actividades em que cada um participa estão assim dependentes não só das suas capacidades funcionais, as quais determinarão o seu desempenho ocupacional, mas também da sua própria motivação. Daí que, no C.A.O. paralelamente às actividades ocupacionais se desenvolvam também actividades complementares.


O Fórum Sócio Ocupacional apoia pessoas com doença psiquiátrica grave.

Comentários