No Parque Biológico Serra da Lousã
29 November 2016
O texugo (Meles meles) é a espécie do mês no Parque Biológico da Serra da Lousã. É um animal, facilmente reconhecido pela sua face branca com duas listas pretas que vão do nariz até às orelhas. Apresenta hábitos essencialmente noturnos e alimenta-se de frutos, bolbos, insetos, minhocas, roedores, toupeiras e coelhos.
É uma espécie que vive em grupos, com um comportamento bastante territorial, marcando o seu território com excrementos. Vivem em galerias subterrâneas, escavadas por eles através das suas poderosas patas com cinco dedos munidas de garras fortes. Quando precisam de sair da toca, fazem-no com extrema cautela, analisando através do olfato os odores que o rodeiam e, se sentirem ameaçados voltam a esconder-se.
O texugo, apesar de difícil de observar, é frequente no nosso território, estando presente em todo o território continental em todo o tipo de biótopos. No Parque Biológico, poderão observar dois exemplares desta curiosa espécie!
Uma curiosidade: os texugos enterram os seus mortos. Há registos de animais que morreram nas suas tocas e foram aí sepultados pelos restantes elementos do grupo.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: