Animação de loading

Animal do mês de Dezembro – Texugo

No Parque Biológico Serra da Lousã

O texugo (Meles meles) é a espécie do mês no Parque Biológico da Serra da Lousã. É um animal, facilmente reconhecido pela sua face branca com duas listas pretas que vão do nariz até às orelhas. Apresenta hábitos essencialmente noturnos e alimenta-se de frutos, bolbos, insetos, minhocas, roedores, toupeiras e coelhos.

É uma espécie que vive em grupos, com um comportamento bastante territorial, marcando o seu território com excrementos. Vivem em galerias subterrâneas, escavadas por eles através das suas poderosas patas com cinco dedos munidas de garras fortes. Quando precisam de sair da toca, fazem-no com extrema cautela, analisando através do olfato os odores que o rodeiam e, se sentirem ameaçados voltam a esconder-se.
O texugo, apesar de difícil de observar, é frequente no nosso território, estando presente em todo o território continental em todo o tipo de biótopos. No Parque Biológico, poderão observar dois exemplares desta curiosa espécie!

Uma curiosidade: os texugos enterram os seus mortos. Há registos de animais que morreram nas suas tocas e foram aí sepultados pelos restantes elementos do grupo.

Comentários