Animação de loading

Abertas inscrições para o lar de idosos

Novo pólo do CAO/FORUM no Centro Social do Senhor da Serra

As obras de reconversão do antigo ginásio da Escola Ferrer Correia no Senhor da Serra, para a valência de Centro de Actividades Ocupacionais foram adjudicadas pela Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, a uma empresa de Alenquer.


O Centro Social do Senhor da Serra integra uma creche, já a funcionar, um lar para 60 idosos a abrir no dia 1 de Outubro, e no futuro um centro de actividades ocupacionais para pessoas com doença mental ou deficiência.


As famílias e pessoas idosas interessadas na Residência Cristo Redentor devem proceder á inscrição no centro social comunitário em Miranda do corvo onde poderão obter informações sobre as condições e valor das mensalidades.


Este lar de idosos terá apoio médico, enfermagem permanente e animação sócio cultural o que garante cuidados de qualidade aos futuros residentes.


Infelizmente a Residência Cristo Redentor não vai ter, no inicio, apoio financeiro da segurança social uma vez que os dirigentes do Centro Regional de Segurança Social de Coimbra não inscreveram este lar de idosos no seu orçamento.


O procedimento de adjudicação das propostas das obras para o CAO/FORUM foi o do concurso público, com o critério do preço mais baixo entre as cinco empresas concorrentes, para a reconversão do espaço de 612 m2 em valência de CAO/FORUM.


Uma vez iniciadas as obras prevê-se que o edifício esteja concluído em Março e possa entrar em funcionamento em Abril. Os clientes do CAO/FORUM ocuparão o piso inferior, enquanto no piso superior funcionarão os serviços administrativos e dependências para arrumos.


O Centro de Apoio Ocupacional da Fundação ADFP conta actualmente com cerca de 70 clientes, adstritos à Sede, mas a Segurança Social aconselha que cada pólo desta valência não deva exceder os 30 utentes. Acontece que esta valência de CAO na instituição divide-se em estritamente ocupacional, com fins exclusivamente terapêuticos, e socialmente útil com uma componente também funcional e produtiva. Dos 70 clientes só 45 estão abrangidos por Acordos de Cooperação celebrados com a Segurança Social, sendo os restantes 25 supra numerários. Em Coimbra a ADSFP possui um FORUM destinado adoentes mentais.


Este novo pólo a integrar no Centro Social do Senhor da Serra, que dispõe de uma creche já em funcionamento e do lar residencial do Cristo Redentor para o qual estão abertas inscrições, vai permitir um alargamento da resposta ao Norte do Concelho e aos concelhos vizinhos de Coimbra e Lousã e a uma diversificação das actividades a desenvolver.


Actualmente a Fundação ADFP conta com dezenas de pedidos em lista de espera para a valência, que nos chegam através das entidades parceiras Concelhias e supra Concelhias.

Comentários