Animação de loading

A brincalhona Cabra-anã, Capra aegagrus hircus, é o animal do mês no Parque Biológico da Serra da Lousã

No mês de Agosto

As cabras-anãs são mamíferos que têm a particularidade de não crescer muito comparativamente a outras cabras: os machos apenas atingem os 50 cm de altura e as fêmeas os 45 cm. Possuem uma pelagem com coloração variada desde castanho, a branco com mesclas e, ambos os sexos, possuem cornos, sendo que o bode possui uma estrutura maior e mais dominante.

As fêmeas têm um desenvolvimento mais precoce podendo reproduzir-se a partir dos 7/8 meses ao invés dos machos que só atingem a maturidade aos 18 meses. O período de gestação dura cerca de 5 meses e podem nascer entre 2 a 3 crias que são amamentadas até às 12 semanas.

Estas cabras são animais curiosos e brincalhões o que as torna bastante dóceis e explica o facto de ter sido a primeira espécie a ser domesticada à mais de 7000 a.C. Devido ao seu tamanho, é capaz de se movimentar em espaços reduzidos ou de difícil acesso.

Economicamente são animais muito rentáveis pois produzem por dia entre 3 a 4 litros de leite e a sua carne é muito apreciada. 

No Parque Biológico, existem vários exemplares desta espécie. A equipa do Parque Biológico convida todos os interessados a visitarem esta e outras espécies existentes!

Comentários