Animação de loading

A ADFP vai festejar o seu 25º aniversário.

25 Anos de vida, 396 residentes, 580 colaboradores e 7.296 utentes e clientes mensais.

19 November 2012

Um dos critérios objetivos para avaliar a sua intervenção social é conhecer o número de pessoas que beneficiam dos seus serviços, bem como o número de colaboradores. Os números indicados são absolutos ou, em certos casos, média mensal.

Na área de infância a Fundação apoia 680 crianças, sendo que destas 336 são unicamente utilizadores do serviço de refeições adjudicados pela Câmara Municipal.

Nas valências da deficiência e doença mental a Fundação apoia 265 pessoas em atividades ocupacionais e residenciais.

Nos serviços destinados à terceira idade, servimos 351idosos em Centro de Dia, Universidade Sénior, Apoio Domiciliário e em Residências.

No sector da saúde a instituição responde a 228 pessoas, nas Unidades de Cuidados Continuados de Média e Longa Duração e na Clínica de Fisioterapia e Reabilitação.

Nos serviços relacionados com a formação profissional e apoio a vítimas de exclusão laboral a ADFP dá resposta a 133 pessoas em formação profissional, emprego protegido, estágios e em contratos de emprego inserção.

A Fundação ADFP tem também uma intervenção muito importante na área cultural, gerindo um cinema e uma biblioteca itinerante em 6 concelhos da região, com cerca de 760 utilizadores.

Na área do desporto, a Fundação tem cerca de 240 utilizadores mensais, na Escola de Futsal “Viveiro”, no Centro Hípico e no Ginásio / Health Club.

Na área do turismo, gastronomia e artesanato, a Fundação tem cerca de 4846 clientes mensais no Parque Biológico da Serra da Lousã, Restaurante Museu da Chanfana e na loja de Artesanato do Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais.

Mensalmente a Fundação serve cerca de 7.512 utentes nas áreas sociais e de saúde e clientes das áreas culturais, turismo e gastronomia.

Um número importante, para avaliar o papel da Fundação, são as 396 pessoas a residir nas Residências, como internos, sendo que neste número há mulheres grávidas, crianças recém nascidas, crianças dos 2 sexos com diversos problemas sociais e de saúde, jovens e pessoas com deficiência, doença mental e idosos, comprovando a aposta na integração, no combate à exclusão e no convívio intergerações. Somos uma comunidade onde nascem crianças, bebés e morrem pessoas muito idosas.

As unidades residenciais da Fundação ADFP foram batizadas com nomes cheios de significado.  

No Senhor da Serra o lar de idosos é a Residência Cristo Redentor e em Miranda a Residência Cruz Branca é uma homenagem aos Hospitalários, a primeira ordem religiosa que se instalou em Jerusalém, sem fins militares, de apoio aos peregrinos.

A unidade geriátrica tem o nome Sabedoria, a Residência assistida Gratidão, o lar de apoio á infância Fraternidade, Ternura a casa destinada a apoiar a vida e a mulher, Igualdade, Esperança, Tolerância as três unidades destinadas a doentes mentais, Coragem a residencial para pessoas com deficiência e o futuro lar apoio a jovens Respeito.

No que respeitam aos colaboradores, que prestam trabalho na instituição, incluindo trabalhadores, prestadores de serviço, beneficiários de vários projetos de integração laboral e voluntários, há um total de 580 colaboradores.

Trata-se de números que se referem a pessoas, o que traduz um trabalho social extraordinário, importante na sua área de intervenção. 

Programa de comemorações

Inaugurações e novas obras sob o signo do futuro

 

No dia 6/ 11 , data da constituição da ADFP, será comemorado o 25º aniversário em cada valência com um bolo de aniversário. No  domingo dia 11 de Novembro haverá um intenso programa de inaugurações e obras que  projetam a fundação ADFP no futuro

O programa respeita o clima de austeridade que se vive no país, sem desperdícios, mas cheio de esperança em proejo os que permitam alargar o seu trabalho social e  de criação de emprego.

Pelas 9h00 visita às obras do Polo de Formação Fórum Sócio Ocupacional do Centro Social do Senhor da Serra, para deficiência e doença mental.

Ás 9h45 inauguração da obra de remodelação do Centro Social de Rio de Vide, Residência Igualdade para pessoas com doença mental.

Às 10h30 missa na Igreja da Paróquia São Salvador em Miranda do Corvo, recordando amigos, dirigentes e utentes falecidos

Pelas11h45 inauguração das obras de remodelação da Residência Cruz Branca e às 12h30 visita inaugural às instalações da Residência Esperança  em reta de Godinhela.

O almoço no Parque Biológico da Serra da Lousã terá lugar às 13h00, seguindo-se às 15h30 a visita às instalações dos ursos, lobos e linces na Zona de Vida Selvagem do Parque Biológico da Serra da Lousã.

Pelas 16h15 terá lugar o lançamento da primeira pedra do Hotel Parque de 4 estrelas na Quinta da Paiva em Miranda do Corvo.

Pelas 17h00 será o lançamento da primeira pedra de construção do novo lar  Respeito destinado ao apoio de jovens ou pessoas sem abrigo.

O programa de aniversário dos 25 anos da Fundação ADFP terminará com uma visita aos terrenos onde vão ser instaladas as Unidades de Apicultura e Suinicultura, destinadas a criar atividades ocupacionais para desempregados de longa duração e  pessoas excluídas do mercado normal de trabalho.

Comentários