Animação de loading

2ª Reunião de Parques e Aquários Portugueses

No Parque Biológico da Serra da Lousã

O Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, foi o anfitrião da 2ª Reunião de Parques e Aquários Portugueses, que decorreu no passado dia 29 de Abril. Marcaram presença técnicos dos seguintes parques: Europaradise-Park, Krazyworld, Monte Selvagem, Parque Biológico de Gaia, Zoo da Maia, Zoo de Lagos, Zoomarine e Parque Biológico da Serra da Lousã.


Estas são reuniões de extrema importância pois funcionam como troca de conhecimento técnico e científico entre a comunidade zoológica.


O objectivo da reunião foi a revisão do Decreto-Lei 59/2003 de 1 de Abril, nomeadamente, os Critérios de Avaliação dos Projectos Pedagógico e Científico e a Comissão de Ética.


Sentiu-se a necessidade de rever o âmbito e a composição da Comissão de Ética tendo sido elaborada uma proposta de alteração ao artigo 10º do Decreto-Lei supracitado.


Os parques manifestaram a urgência de que os Critérios de Avaliação dos Projectos Pedagógico e Científico tenham em consideração as diferenças específicas de cada instituição (dimensão física, dimensão económica, âmbito, etc.), sejam mais claros e objectivos e que resultem numa avaliação que quantifique a qualidade dos serviços prestados.


Um bom exemplo da capacidade pedagógica dos parques portugueses é o labirinto de árvores de fruto existente no Parque Biológico da Serra da Lousã pois, ao mesmo tempo que as crianças desfrutam da parte lúdica, obtêm também uma série de conhecimentos acerca das árvores de fruto ao percorrerem o labirinto.


Desta reunião não resultaram grandes decisões, no entanto, no seu conjunto, servirão para garantir os interesses dos Parques envolvidos.

Comentários