Animação de loading

“Uma mente brilhante” será o próximo filme

Ciclo de cinema sobre saúde mental em Miranda do Corvo

“Uma mente brilhante” (2001) de Ron Howard, com Russel Crowe no papel de um atormentado cientista esquizofrénico que acaba por ganhar o Prémio Nobel, será o próximo filme deste ciclo, dia 6 de Dezembro, pelas 18h00, com entrada gratuita.

O filme é baseado na vida do cientista Jonh Nash, tido como louco, excêntrico e egocêntrico, autêntico génio da matemática, que aos 20 anos formulou um teorema que obteve aprovação geral e provou a sua genialidade, será comentado por Luísa Brito, professora da Escola Superior de enfermagem de Coimbra.

Antes da exibição do filme haverá uma ação de formação para colaboradores da Fundação ADFP com apresentação de áreas de formação profissional, emprego protegido e atividades ocupacionais para pessoas com deficiência ou doença mental. Esta apresentação, antes da exibição do filme, a cargo da área de coordenação liderada por Fernando Marques terá inicio pelas 16 h 30m estando aberta a participação de todos os interessados. 

A formação profissional dirigida para a inclusão social e uma prioridade da ADFP. 

O ciclo de Cinema sobre Saúde Mental prosseguirá a 10 de Janeiro de 2014, com o filme “O Solista”, um drama anglo-americano realizado por Joe Wright em 2009.

Steve Lopez (Robert Downey Jr.) é um colunista famoso do Los Angeles Times e vive em busca de uma história incomum. Um dia ouve na rua uma música e descobre Nathaniel Ayers (Jamie Foxx), um dos milhares de sem abrigo das ruas de Los Angeles, tocando muito bem num violino de apenas duas cordas. O músico, que há 30 anos fora um promissor aluno de contrabaixo na famosa Julliard School, foi vencido por um esgotamento mental, e agora esquizofrénico, sonha em tocar num grande concerto e é um eterno apaixonado por Beethoven. Lopez prepara uma coluna sobre sua descoberta e recebe de um leitor, como doação, um instrumento para o músico. É o começo de uma amizade que poderá mudar para sempre suas vidas.

Sónia Mairos Ferreira, licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Assistente na Universidade de Coimbra, fará o comentário, abrindo-se depois o debate.

Na área da saúde mental, a Fundação ADFP tem o projeto Diferente/Igualmente, o Serviço Comunitário de Saúde Mental, a Unidade de Vida Apoiada (Edifício do Cinema), o Fórum Sócio Ocupacional e as Residências Igualdade (Rio de Vide) e Esperança (Godinhela).

Comentários