Animação de loading

“Olhar, experimentar e criar com Frida Kahlo”, um livro biográfico

No Dia Internacional do Livro Infantil no Hotel Parque Serra da Lousã

Elia Ramalho, pintora e escritora, apresentou o livro “Olhar, experimentar e criar com Frida Kahlo”, no Dia Internacional do Livro Infantil, no Hotel Parque Serra da Lousã.


No exterior a bibliomóvel serviu de palco ao mágico “Zeman” para alguns truques de magia com os mais novos enquanto aguardavam pela hora; no interior a sala de conferências transformada num espaço cultural em que o livro e a pintura estavam expostos lado a lado.


A sala encheu-se de crianças e jovens, que ouviram atentamente as duas oradoras da tarde. A professora Graça Fachada, em representação do Conselho de Administração da Fundação ADFP, deu as boas vindas à multifacetada escritora e pintora, chamando à atenção para a sua criatividade e altruísmo, destacando o facto da autora oferecer dois livros a cada uma das crianças da Instituição.


Seguiu-se a exposição da autora, que falou sobre a opção por Frida Kahlo e a forma como se identifica com a vida da artista mexicana. Perante uma plateia em que se encontravam alguns utentes internos da instituição, Elia falou sobre a vida pessoal, a luta pelo sonhos e a forma como alguns momentos menos positivos contribuíram para a pessoa que é hoje, uma pessoa feliz... tal como Frida Kahlo.


Questionada sobre o que mais está presente na vida, se a pintura ou a escrita, Elia foi peremptória, a pintura é intrínseca, é a forma que encontrou para “descarregar as emoções”, quanto à escrita terá muito a aprender com a experiência e formação académica.


Finalizou a apresentação com a leitura do conto, e com a oferta dos livros aos jovens da Instituição, na presença da Dra. Paula Santos, Diretora Técnica do Lar de Infância e Juventude e Centro de Apoio à Vida e à Mulher, e por fim uma sessão de autógrafos.


A iniciativa foi organizada no âmbito do Clube UNESCO Trivium da Fundação ADFP (FADFP) e com o apoio da Editora Minerva.



Uma iniciativa do Clube UNESCO Trivium

Iniciativa sob a chancela do Clube UNESCO Trivium, por ser uma iniciativa que promove valores civilizacionais, numa lógica de educação e interculturalidade.


Recordamos que a Comissão Nacional da UNESCO criou, com a Fundação a ADFP, um clube para o desenvolvimento de iniciativas que congreguem pessoas sem olhar a idade, género, etnia ou extrato social, promovendo a igualdade, liberdade e fraternidade entre todos.


Os Clubes UNESCO constituem-se como um prolongamento da acção da Comissão Nacional a nível local. O Clube UNESCO Trivium opera no âmbito de atividades do Parque Biológico da Serra da Lousã, Espaço da Mente e Templo Ecuménico Universalista.


O Templo salienta a tolerância e o respeito pelos diferentes. Será um espaço de reflexão e de diálogo entre as várias religiões, incluindo os ateus e agnósticos.


Iniciou a construção em setembro com uma cerimónia de colocação da primeira pedra que juntou representantes de comunidades religiosas, minorias étnicas e cerca de uma centena de crianças de todo o país.


Consideramos o Templo, e todas as iniciativas que gera, a melhor forma de homenagear as vítimas de fanatismo e intolerância por motivação religiosa ou diferença étnico-cultural, promovendo um diálogo inter-religioso e intercultural. Pretendemos contribuir para uma cultura de Paz e de Tolerância.


Salientamos que o projeto Parque Biológico da Serra da Lousã / Templo Universalista, foi escolhido em 2014, para representar Portugal no Prémio Internacional da UNESCO MADANJEE SINNGH para a promoção da tolerância e não violência.

Comentários